Semana passada aconteceu a Conferência Web.br do W3C. Certamente um dos melhores eventos que eu já fui. A Web está fazendo 25 anos e por isso o evento foi todo especial, com direito a “bolo”, coquetel e muito mais…
O Primeiro dia
Não conseguir assistir o keynote do Doug Schepers, falando sobre The power of SVG and the Open Web. Mas pelo feedback do pessoal a palestra foi sensacional. Depois do coffee teve um batepapo sobre Internet e Web das Coisas com Antônio Moreiras, Thiago Rondon, Marcelo Pimenta e a Yasodara Cordova na mediação.
O ZOFE ao vivo com o Daniel Filho e o Zeno Rocha. Sou fã do podcast e não perco um capítulo. Só fiquei chateado do Zeno não ter ido, queria ter conhecido ele pessoalmente. Aqui tive aquele grande dilema dos eventos com palestras simultâneas, eu queria ter assitido o workshop de Angular.JS, com o Ciro Gomes, mas preferi o Zofe ao vivo. Depois teve o Almir Filho falando sobre Padrões Throttle e Debounce em Web Apps, ensinando essas duas técnicas que podem ajudar a resolver alguns problemas de desempenho.
Fechando o dia com as palestras do Shiota e do Caio Godim ambos da Booking.com. O Shiota falando sobre Internacionalização na Booking: 2200+ maneiras de ver um mesmo website. E o Caio Godim A/B Testing: “em Deus acreditamos, todos os outros precisam de dados”.
O Segundo dia
Comecei com o workshow de Grunt com os feras Almir Filho e Davidson Felipe, o workshop foi muito bom. Consegui entender grande parte do conceito de funcionamento do Grunt, a única coisa ruim foi o tempo, que acabou sendo curto.
Na volta do coffee, a Hanneli Tavante falando sobre Bootstrap - Amor e ódio. Apresentando ambos os lados do framework que se tornou o queridinho na web, especialmente entre os developers backend. Depois teve um Debate sobre desenvolvimento Front End no Brasil e no mundo com alguns dos autores da coletânea Front End, Almir Filho, Deivid Marques, Diego Eis, Eduardo Shiota, Giovanni Keppelen, Luiz Real e Reinaldo Ferraz. Com essas feras no palco, o resultado não poderia ser menos do que sensacional.
E pra fechar o evento um keynote com o Akita falando sobre Restrições = Inovação. Acredito que o Akita conseguiu finalizar com chave de ouro.
A cereja do bolo
Uma das coisas mais bacanas foi vencer a minha timidez e sair conversando com as pessoas do evento. Finalmente conheci a maior parte da galera que eu adimiro e só tinha contato pelo Web. Pra fazer um lista bacana do pessoal conheci o Elvis Detona; o David Marque; o Tanure; o Eduardo Matos; o Reinaldo Ferraz; o Almir Filho e o Davidson; o Shiota, o Diego Eis; o Felquis, mas não sei se ele vai lembrar de mim… Sem contar poder rever os amigos Felipe Fialho e o Felipe Trova. Também conversei com o Luiz Real, que foi meu instrutor na Caelum. Só foi uma pena não ter conseguido falar com o Akita ou a Hanneli, mas aí fica pra uma próxima.
Eu gostei muito dessa nova experiência. Antes ia aos eventos, sentava e assistia todas as palestas, depois tentava falar com algum palestrante, parabenizando pela palestra e ia embora pra casa. Acredito que eventos sejam banacas para isso mesmo, conhecer pessoas e rever os amigos de longe.
Declare o seu amor pela Web
Acredito que o pessoal do W3C e os demais envolvidos na organização do evento deram uma aula de como declarar o seu amor pela Web. A Web é feitas de pessoas e o evento conseguiu criar mecanismos para que a intereção fosse além da Web. A organização realmente está de parabéns, como eu disse no começo do texto, foi um dos melhores eventos que eu já fui. Espero conseguir ir novamente o ano que vem!