Fabrício Silva

DevInterior

DevInterior

Amanhã vai acontecer o primeiro DevInterior Meetup aqui em Ribeirão Preto.

Como surgiu a ideia

Depois de frenquentar alguns dos melhores eventos de front end do Brasil, surgiu a vontade de fazer um evento aqui em Ribeirão Preto. Depois de pesquisar muito e conversar com alguns dos organizadores dos eventos, percebi que não estava preparado para organizar um grande evento. A ideia acabou ficando de lado. Depois de um tempo acabei recebendo o convite para um Meetup sobre CSS que o Felipe Fialho estava ajudando a organizando. Como era em São Paulo acabei não podendo ir. Mas depois de ver a postagem sobre o sucesso do Meetup, no blog do Raphael Fabeni, me animei a fazer algo aqui. Troquei uma ideia com o Caio Tarifa, que também animou e de cara colocou o Ronaldo Faria Lima na jogada.

Começamos a fazer nossos movimentos, chamamos alguns amigos para o Meetup e a galera começou a se interessar. Criamos um grupo no Facebook para convidar o pessoal. Não demorou muito e alcançamos a marca dos 100 mambros. Nosso primeiro apoio surgui do Supera, uma encubadora de empresas de tecnologia, que nos cedeu o local para o evento. Logo depois conversando com o pessoal da Casa do Código, conseguimos nosso segundo apoio, que nos cedeu um e-book para sortear entre os participantes do Meetup.

Definimos o tema como Git, com o intuito de englobar todas as áreas de desenvolvimento. Partimos para encontrar um palestrante. A falta de disponibilidade de agenda e verba para trazer um palestrante de São Paulo, fez com que nós nos virassemos nos 30. O Ronaldo que é um mestre Jedi na arte de programar, preparou uma palestra sobre o assunto, que ficou show demais! Inclusive com direito a um hands-on. Também conseguimos um coffee break bacana.

No começo estavamos com receio de não conseguir público. Mas assim que a data se aproximou a galera começou a fazer a inscrição. Chegamos na casa dos 26 inscritos, o que é bom demais, nosso limite era de 30. Já posso dizer que o evento é um sucesso. Conseguimos organizar tudo em pouco tempo, e ainda podemos contar com o apoio de grandes nomes do mercado. Os desenvolvedores de Ribeirão Preto apoiaram a causa, sairam da zona de conforto e partiram para um nosso primeiro Meetup.

O evento

No último dia conseguimos preencher todas as vagas. Foi incrível. Tive uma enorme satisfação ao ver a sala cheia. O Saulo do Supera foi muito atencioso e nos ajudou durante o evento todo. Finalmente conheci alguns desenvolvedores de Ribeirão Preto e todos foram muito receptivos. Posso dizer que o evento foi um sucesso.

[Last update 17-09-2014]